XIV Fenatrigo Datas da XIV Fenatrigo
Menu

História

I Fenatrigo – 1975 (de 05 a 20 de outubro de 1975)

A primeira Feira Nacional do Trigo e Feira Agro-Pastoril teve finalidade de prestar homenagem simbólica aos produtores do cereal rei dos Estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), e outros produtos de trigo. Constituiu-se também de uma mostra de produtos ligados à agropecuária, comércio e indústria.

O presidente da 1ª FENATRIGO foi o Sr. Jair Vasconcelos.

Nessa feira realizou-se o “Seminário Ibero-Americano de Direito Agrário” que abriu novas perspectivas sobre o assunto e a introdução como disciplina em todas as Faculdades de Direito do País como a de Direito Agrário. A feira também contou com a presença do Presidente da República, Ernesto Geisel, Ministro da Agricultura, Allyson Paulinelli, Governador do Estado, e outras autoridades.

A administração e promoção foi da Prefeitura Municipal de Cruz Alta e Cotricruz tendo sido elaborado estatuto próprio para seu funcionamento. A divulgação foi bastante ampla havendo inclusive citação da 1ª FENATRIGO na Revista Agricultura e Pecuária do Paraná.
Um grande público visitou a feira e muitas autoridades não só locais, mas estaduais e federais visitaram os pavilhões da Fenatrigo.

II Fenatrigo – 1978 (de 14 a 29 de outubro de 1978)

A II FENATRIGO foi denominada de Feira Agro-Pastoril e Industrial e 1º Salão Rio Grandense de Veículos, Máquinas e Implementos Agrícolas.

O presidente da feira e coordenador foi o Vice-prefeito da época, Dr. Humberto Ferreira da Silva.

Além das finalidades já definidas na 1a FENATRIGO, foi incluída a de oportunizar às Cooperativas, Comércio, Indústria, Instituições e Órgãos Públicos uma mostra do desenvolvimento local e regional que contribuísse para promover Cruz Alta no cenário nacional, bem como mostrar as condições de infraestrutura para a implantação de um Distrito Industrial.

Durante a feira foi inaugurada uma mostra de objetos e obras de Érico Veríssimo. Foi lançada ao público a “Carta de Cruz Alta” com reivindicações do Município.

III Fenatrigo – 1985 (de 25 de outubro a 03 de novembro)

Sua finalidade era de despertar para a realidade tecnológica disponível e a partir daí reconstruir a lavoura de trigo no Rio Grande do Sul, mostrando as mais recentes conquistas no campo tecnológico, bem como produtos comercializados e industrializados.

O presidente da feira nesse ano foi o Sr. Odir Lautert Carvalho.

Na 3a FENATRIGO desencadeou-se a campanha “Produtividade do Trigo”, que colaborou de forma decisiva para o aumento de produção deste cereal, desenvolvendo-se, paralelamente, trabalhos com o trigo “A auto-suficiência Nacional pode ser apenas uma questão de querer”.

A promoção foi conjunta entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo com a coordenação do CONDECRUZ (Conselho de Desenvolvimento de Cruz Alta).

O governador do Estado, Jair Soares e o Ministro da Agricultura, Pedro Simon foram presenças marcantes da 3a FENATRIGO.

IV Fenatrigo – 1988 (de 28 de outubro a 06 de novembro)

Um dos objetivos da 4a FENATRIGO foi plantar, entre os produtores, a idéia de que o Estado poderia ser auto-suficiente na produção de grãos.

Nessa feira foi lançada a campanha “Produtividade na Pecuária”, proporcionando o aprimoramento do valor zootécnico, tanto das raças de corte como das raças de rebanho leiteiro.

Reuniram-se as principais lideranças do País ligadas à pesquisa agrícola e à produção para discussão e avaliação técnica não só da situação que a triticultura estava atravessando, como da política relativa a Programas de Produtividade.

O presidente da 4a FENATRIGO foi o Sr. Diógenes Faccini.

A 4a FENATRIGO contou com a presença do Governador do Estado, Pedro Simon, do Presidente da Assembléia Legislativa, Algir Lorenzon, do Presidente do Tribunal de Justiça, Oscar Gomes e do Secretário Nacional do Abastecimento, Renato Zandonadi.

V Fenatrigo – 1992 (de 12 a 20 de outubro)

Sua proposta “Abrangência e Atualidade”, buscou a consolidação de uma política para a triticultura nacional.

A 5a FENATRIGO foi projetada para marcar de forma indelével os esforços de consolidação de uma política correta para a triticultura, visando maior abrangência e atualidade, fosse na política como nas áreas científicas, tecnológicas e cultural, sua proposição como mostra Agro-industrial, Comercial, Pastoril e de Serviços.

O presidente da 5a FENATRIGO foi o Sr. Fúlvio Berwanger.

A 5a FENATRIGO consagrou-se como um dos maiores eventos e mais expressivos do gênero no Estado e no País. Notadamente atentou aos interesses da triticultura, da agricultura em geral, da pecuária, da indústria e do comércio, e o mais importante, abriu espaço para expositores dos países integrantes do Mercado do Cone-sul – MERCOSUL.

Registra-se como presença marcante da 5a FENATRIGO o Prêmio Nobel da Paz, Norman Ernest Borlaug.

VI Fenatrigo – 1995 “ O Renascer de uma nova agricultura” (de 21 a 29 de outubro de 1995)

A 6ª FENATRIGO mostrou resultados e avanços tecnológicos da agricultura como um todo, reduzindo o desperdício e estimulando os sistemas de produção de forma integrada com o “trigo”, inserido como cultura de inverno imprescindível na cadeia produtiva, onde EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE são pressupostos de COMPETITIVIDADE. Procurou mostrar avanços alcançados nas áreas de sementes, fertilizantes, maquinário agrícola e na área pastoril, fatores indispensáveis para a economia agrícola rumo à auto-suficiência.

Feira Agropecuária de Cruz Alta.

A FENATRIGO constitui-se um Fórum permanente questionador da economia do Rio Grande do Sul e do País. A 6ª FENATRIGO exerceu papel importante num momento de crise, mostrando às autoridades federais a potencialidade rápida do setor agrícola. A agricultura é alimento para a produção. Por isso, a FENATRIGO tem a missão de ser um fórum, ela não vai só questionar a cultura do trigo, mas sim todo o sistema produtivo, tal como o milho, a soja e a pecuária. Um evento de fundamental importância para a nossa Região, para o Rio Grande do Sul, principalmente.

O Presidente da 6ª FENATRIGO foi o Sr. Décio Teixeira.

VII Fenatrigo – 2003

26 de setembro de 2003 a 05 de outubro de 2003
Presidente: Carlos Alberto Faccin

VIII Fenatrigo - 2004

Presidente: Luiz Roberto Sallet

IX Fenatrigo – 2006 - Tema: “Agronegócio: O Progresso Mundial”

(de 28/09/2006 a 08/10/2006)

Presidente: Ângelo Eduardo Vendrúsculo

X Fenatrigo – 2007- Tema: “Novos Caminhos para o Trigo Nacional”

(de 29/09/2007 a 07/10/2007)
Em sua décima edição, a FENATRIGO está realizando o projeto O trigo e a Pecuária Leiteira que visa resgatar a cultura do trigo e seus derivados no contexto da economia local e regional e evidenciar a atividade leiteira como alternativa econômica para a região.
Presidente: João Augusto Telles

XI Fenatrigo – 2014 - Tema: Trigo: “uma história de conquistas”

(de 24/09/2014 a 28/09/2014)
Presidente: Airton Carlos Becker

Voltar Ir ao Topo

Parque Integrado de Exposições:   Rodovia BR 158   km 198   Cruz Alta - RS Contato(55) 3324-2890
Apoiadores
Patrocinadores