Fenatrigo
Menu

XV Fenatrigo realizará a primeira Abertura Oficial do Plantio do Trigo no RS

O evento de Abertura Oficial do Plantio do Trigo no Rio Grande do Sul está sendo realizado pela primeira vez no Estado. A Décima Quinta Feira Nacional do Trigo de Cruz Alta destaca a importância da Região Noroeste iniciar este marco estadual, onde o local e data são qualificados e as vantagens são relacionadas com as condições do solo, clima e temperatura.
 
O planejamento antecipado permite que o produtor tenha futuros benefícios, assim sendo válido, a preparação para a garantia de uma boa safra com ações que garantem maior produtividade no final da colheita.
Na região noroeste, a perspectiva de aumento na área plantada, é em torno de 20% para 2019, a abertura pelo zoneamento agroclimático do plantio do trigo no RS, já foi iniciado, assim sendo esperado de outras regiões também. 
“Desde 2014, houve uma redução no plantio do trigo, até o final de 2018. A previsão neste ano, é que em Cruz Alta tenha um aumento de 25% da área de plantio. Ano passado, tínhamos semeado 12 mil hectares e a estimativa para 2019, é de que semeie a partir de 15 mil hectares. O produtor está valorizando o produto e focando em diminuir o custo com os maquinários, funcionários e colaboradores. Sendo necessário o manejo do solo na lavoura e dentro disso o trigo entra com grande destaque e importância na rotação de culturas.” Comenta Gustavo Rafael Basso, chefe extensionista rural da Emater de Cruz Alta e técnico agrícola.
 
Christian Zachow, presidente da XV Feira Nacional do Trigo, destaca: “A abertura do plantio do trigo no RS é uma das novidades da Fenatrigo, com a mudança da data, para o mês de maio, houve a possibilidade desse novo evento. Tendo como objetivo a presença de entidades, políticos e técnicos que poderão analisar, prestigiar o evento e iniciar uma discussão para um futuro aumento da área de plantio do trigo no RS. O foco é a análise profissional em parceria dos eventos técnicos da feira, a questão é entender qual a relevância do grão na cadeia produtiva e nas questões comerciais que envolve e fica por responsabilidade da nossa feira trazer e valorizar esta parte técnica do agronegócio em Cruz Alta.”
XV Fenatrigo realizará a primeira Abertura Oficial do Plantio do Trigo no RS
Parque Integrado de Exposições:   Rodovia BR 158   km 198   Cruz Alta - RS Contato(55) 3324-2890
Apoiadores
Parceiros
Netface