Fenatrigo
Menu

Fórum de Solo e Água traz discussão sobre a conservação do m

Publicada em 15/10/2016

         O Solo e a Água são dois elementos fundamentais na produção agrícola. Portanto, o agricultor deve tomar alguns cuidados para preservar esses bens tão valiosos. É pensando nisso que a Emater, em conjunto com a Fenatrigo, CCGL e Unicruz, traz para Cruz Alta o Fórum Regional de Solo e Água. O evento está baseado nas atividades previstas no Programa de Conservação de Solo e Água do Rio Grande do Sul, que é um programa que visa conservar as qualidades físicas, químicas e biológicas do solo, principalmente a capacidade de retenção de água.

        Segundo o extensionista da Emater de Cruz Alta, Gustavo Basso, a previsão de La Niña torna esses cuidados ainda mais importantes. “O La Niña previsto pode fazer com que tenhamos chuvas em menos quantidade, então temos que ter um solo estruturado fisicamente e biologicamente pra reter água e disponibilizar nutriente pras plantas.” Essa boa estruturação do solo faz com que os agricultores sofram menos percas com a seca. Gustavo ressalta ainda a importância de manter a água na Lavoura. “Através de um sistema em que a água fica dentro da área agricultável, ela não carrega partículas de solos, de defensivos agrícolas e fertilizantes para os cursos hídricos.”

        O evento trará no dia 20/10, as 14h, o Eng° Agr° M.Sc. José Ruedell, que falará sobre o sistema do plantio direto e todos os processos que o evolvem. Na sequência, as 15h30min, três agricultores trarão os relatos das atividades de preservação do solo que desenvolvem em suas propriedades. Edi Verner Jann, Cláudio Macagnan e Vanderlei Neu trarão a visão do produtor para mostrar a realidade da aplicação desses conceitos na lavoura. Logo após, as 19h, o Eng° Agr° Dr. Edemar V. Streck, da Emater RS, que falará sobre o Programa Estadual de Conservação de Solo e Água. O evento encerra com a participação da Agra Dra Madalena Boeni da FEPAGRO, as 20h, que fará seu relato sobre o trabalho feito na estação experimental em Júlio de Castilhos nas questões de conservação de solos, retenção e qualidade da água. O Fórum acontece no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta, durante a Fenatrigo e a entrada é gratuita.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação XIII Fenatrigo

Deseja receber informativos em seu e-mail?

Confira outras imagens

  • Presitente João Paulo Ribas Reis Fala na abertura do evento
  • Presitente João Paulo Ribas Reis Fala na abertura do evento

A Feira foi projetada para marcar o esforço de consolidação de uma política correta para a triticultura

A Feira dá enfoque especial aos interesses da triticultura, da agricultura em geral, da pecuária, da indústria, do comércio e serviços

 
© 2021-2024 FENATRIGO - Feira Nacional do Trigo
Política de Privacidade   Separador Voltar ao Topo
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.