Publicada em 06/10/2023
Um dos eventos mais tradicionais da Fenatrigo, o 9º Fórum do Trigo debateu temas como tecnologia e produtividade, melhoramento genético e alta performance.
O evento contou com dois diferentes painéis. O primeiro, Tecnologia e manejo na construção da produtividade e teve como moderador Geomar Mateus Corassa - Gerente de Pesquisa e Tecnblogia da CCGL e debatedores Francisco Gnocato - Doutor em fitotecnia e Melhorista da Biotrigo Genética, abordando sobre Melhoramento Genético como aliado da produtividade e Tiago Horbe - Doutor em ciência do solo e pesquisador da CCGL, com a palestra Trigo de alta performance, como construir?
No segundo painel Dinâmica da comercialização do Trigo no RS, contou com o moderador Fernando Michel Wagner - Gerente comercial Latam da Biotrigo Genética e debatedores Élcio Bento - Analista de mercado da Safras & Mercados - Visão Global de mercado e Javier Ignacio Lutz - Merchant Sênior da Cargill - Oportunidades com Mercado de Exportação na safra 2023.
O Palestrante Fernando Wagner ressalta a importância de entender a demanda do mercado. “Se vamos exportar, como está o mercado de exportação e falar esse idioma. Se é o mercado de panificação, o que esse mercado exige. Se vou trabalhar com etanol, qual a especificidade dele. Contudo, precisamos levar em conta os problemas que temos em relação a nossas estruturas de relacionamento, foram criadas para armazenar commodities de soja, milho e o trigo tem especificidades que conseguimos agregar valor quando atende essas especificidades”, salienta.
Geomar Mateus Corassa conta que manejo é um dos pilares da produção agrícola e com o trigo não seria diferente. “O manejo, o investimento em tecnologia sempre será o caminho para o alcance de alta produtividade e isso vai ser debatido aqui hoje também, além dos pilares da comercialização para sempre subsidiar o produtor da melhor tomada de decisão e ajudar ele a alcançar tetos produtivos e uma eficiência produtiva cada vez maior”, finaliza.