Publicada em 15/05/2025
Para apresentar as potencialidades da Feira Nacional do Trigo (FENATRIGO), buscar apoio institucional, patrocínio e recursos financeiros para a realização do evento, a comissão organizadora da feira cumpriu nesta semana, em Porto Alegre, uma extensa agenda de compromissos em bancos de fomento, órgãos governamentais e empresas. Participaram das agendas o presidente da XVIII FENATRIGO, Gustavo Jung Bilibio, o presidente da Associação Fenatrigo, Airton Carlos Becker, e o deputado estadual Rafael Braga Librelotto, que acompanhou a comitiva em diversos compromissos, reforçando a importância da feira para o desenvolvimento da região e do agronegócio gaúcho.
O Presidente da XVIII Fenatrigo, Gustavo Jung Bilibio, ressaltou a importância das agendas para a captação de recursos. “Foi uma agenda intensa e extremamente produtiva. Tivemos a oportunidade de apresentar a Fenatrigo como o grande evento do agronegócio do interior gaúcho, que conecta inovação, tradição e desenvolvimento regional. A presença do deputado Rafael Librelotto agregou muito, abrindo portas e reforçando a importância da feira. Estamos trabalhando para fazer da edição de 2025 uma das maiores da história, e esse apoio institucional é fundamental para que possamos avançar com segurança e solidez, oportunizando aos expositores e visitantes, uma edição inesquecível”, concluiu o presidente.
Em Porto Alegre, a comissão organizadora do evento reuniu-se com representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do BADESUL e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (BANRISUL). Também foram realizados encontros com as diretorias da EMATER e da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN).No âmbito governamental, a comissão buscou junto às secretarias estaduais da Cultura; do Desenvolvimento Rural; da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); e de Esportes e Lazer, informações sobre programas e projetos disponíveis que possam viabilizar a captação de recursos financeiros para a realização do evento.
Já o deputado Rafael Braga Librelotto destacou o papel da Fenatrigo na valorização do agronegócio e da economia regional. “A Fenatrigo é uma das maiores vitrines do potencial produtivo do Rio Grande do Sul. Em cada edição, a feira se fortalece, trazendo tecnologia, lazer, eventos técnicos e o principal, reacendendo a discussão sobre a importante cadeia do trigo e a irrigação. Dessa forma, por entender a importância deste evento para o Rio Grande do Sul, estamos trabalhando para buscar apoio e recursos para tornar essa edição, a maior de todos os tempos”, destacou o deputado.
Saiba mais:
A FENATRIGO é um instrumento de transformação econômica e social, que conecta produtores, empreendedores, pesquisadores e a comunidade. Ela simboliza o orgulho da nossa gente, a força do agronegócio, a resiliência e a capacidade de inovação do nosso Estado.
O presidente da Associação Fenatrigo, Airton Carlos Becker, ressaltou o papel da feira para o desenvolvimento regional. “A Fenatrigo é construída a muitas mãos, com o esforço conjunto de produtores, lideranças, entidades e parceiros públicos e privados. Essas agendas em Porto Alegre foram fundamentais para mostrar que a feira vai muito além dos pavilhões. Ela movimenta a economia, valoriza a produção agrícola, estimula o empreendedorismo e projeta Cruz Alta no cenário estadual e nacional. Estamos comprometidos em fazer uma edição grandiosa em 2025, e esse apoio institucional que estamos construindo será essencial para que a feira continue crescendo e transformando a realidade da nossa região”, concluiu.
A XVIII edição da Fenatrigo será ainda mais simbólica, pois marca os 50 anos da primeira realização da feira. A programação está sendo cuidadosamente preparada para celebrar meio século de valorização do agronegócio, da tecnologia, da inovação e da força do produtor rural. O evento acontecerá de 26 de setembro a 5 de outubro de 2025, no Parque Integrado de Exposições Oswaldo Machado Beck, em Cruz Alta.
A Fenatrigo é uma realização da Associação Fenatrigo, formada por diversas instituições representativas de Cruz Alta, entre elas a Prefeitura Municipal, o Sindicato Rural, a Câmara Municipal de Vereadores, a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), o Sindilojas, a Associação Comercial e Industrial (ACI), a Agropastoril e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Deseja receber informativos em seu e-mail?