Publicada em 15/08/2025
Em uma cerimônia marcada por entusiasmo e grande presença de autoridades, lideranças do setor agropecuário, empresários, patrocinadores, apoiadores e comunidade local, foi lançada oficialmente na noite desta quinta-feira (14/08), a XVIII Feira Nacional do Trigo (FENATRIGO). O evento, que acontecerá de 26 de Setembro a 05 de Outubro, promete movimentar a economia regional e destacar o papel estratégico do trigo na cadeia produtiva brasileira.
Em seu pronunciamento o presidente da XVIII Fenatrigo, Gustavo Jung Bilibio, enfatizou a importância da feira para o desenvolvimento regional. “Este é um momento simbólico, mas também muito significativo. A Fenatrigo é fruto do trabalho coletivo, da dedicação incansável de muitas mãos e da confiança de quem acredita na força do nosso agro, na força da nossa região e no potencial transformador que este evento representa. Gostaria de agradecer de forma muito especial, aos nossos patrocinadores e apoiadores. São empresas e instituições que confiam na Fenatrigo, que acreditam no propósito da feira e que caminham ao nosso lado. Um agradecimento muito especial às entidades e organizações que compõem a Associação Fenatrigo. Vocês são a espinha dorsal deste projeto. Aos voluntários e voluntárias, que trabalham incansavelmente por trás dos palcos, nos corredores, na comunicação, no planejamento, na infraestrutura, na recepção e em todas as frentes da feira, meu respeito, reconhecimento e meu profundo agradecimento. A Fenatrigo é mais do que uma feira. É um símbolo de identidade, de resistência, de inovação e de esperança. É o momento em que mostramos ao Brasil a força do trigo, a força do agronegócio, mas principalmente a força da nossa comunidade unida em torno de um mesmo ideal”, destacou o presidente.
Para abrilhantar e tornar o evento ainda mais especial, a corte de soberanas da XVIII Fenatrigo, composta pela rainha, Stéphani da Silva Oliveira; pela primeira princesa, Alessandra Lopes Ochulaki; pela segunda princesa, Luciana Bronzoni Pereira e pela rainha juvenil, Valentina Reis de Oliveira, apresentaram oficialmente o traje oficial da corte.
O presidente da Associação Fenatrigo, Airton Carlos Becker, reforçou o papel estratégico da feira para o desenvolvimento da região. “Esta noite é especial. Não apenas porque lançamos oficialmente a XVIII Fenatrigo, mas porque celebramos 50 anos desde a primeira edição dessa que é a maior vitrine do trigo e do agronegócio da nossa região. A Fenatrigo nasceu do espírito empreendedor e da união de pessoas e instituições que acreditaram na força do trigo. Meio século depois, seguimos firmes nesse propósito, ampliando horizontes, conectando o campo à cidade, valorizando o produtor e atraindo novas oportunidades de negócios e conhecimento. Nada disso seria possível sem o apoio dos nossos patrocinadores, parceiros, entidades, voluntários e de toda a comunidade, que abraçam esta causa com dedicação e orgulho”, concluiu o presidente da Associação.
Pronunciamento das Autoridades:
A prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto reforçou a importância do evento. “É com imenso orgulho e alegria que lançamos oficialmente a XVIII edição da nossa querida Fenatrigo. Este evento, que já faz parte da história de Cruz Alta e da nossa região, representa muito mais do que uma celebração do trigo. É a força da nossa terra, da nossa gente, da nossa economia e da nossa cultura. A Fenatrigo é um símbolo de desenvolvimento e inovação, e nesta edição temos a certeza de que ela irá superar todas as expectativas”, concluiu a prefeita.
Durante o seu pronunciamento, o deputado Estadual Rafael Braga Librelotto falou sobre as dificuldades e desafios que o agronegócio gaúcho enfrenta. "A Fenatrigo chega neste ano simbólico, comemorando 50 anos da realização da primeira edição, em um momento desafiador para o nosso agronegócio. Enfrentamos nos últimos anos os efeitos severos da estiagem e, mais recentemente, as consequências dolorosas das enchentes que atingiram tantas famílias e propriedades rurais. Esses eventos nos lembram da importância de unir forças, investir em tecnologia, infraestrutura e políticas públicas que deem mais segurança ao produtor e ao trabalhador do campo. A Fenatrigo é, também, um espaço para essa reflexão e para a busca de soluções. É a prova de que, mesmo diante das adversidades, nossa região segue firme, produtiva e inovadora, mostrando ao Brasil que a força do agro gaúcho está na coragem e na resiliência do seu povo", enfatizou o deputado.
Programação:
O lançamento, realizado no Clube Arranca, apresentou as novidades na programação, que mescla tecnologia, inovação, negócios, cultura e entretenimento. Entre as novidades na programação, destaca-se a transmissão ao vivo do Jornal do Almoço no dia 27 de Setembro, diretamente do Parque Integrado de Exposições.
Um dos espaços mais tradicionais e aguardados do evento, o Pavilhão da Agricultura Familiar, coordenado pela Emater/RS-Ascar, contará com 37 estandes voltados à comercialização de produtos agroindustriais, artesanato rural e plantas ornamentais e medicinais. Em 2025, com o objetivo de proporcionar maior visibilidade aos expositores e conforto ao público visitante, o espaço utilizado será o pavilhão da Etnia Alemã.
Durante as próximas semanas, deverão ser anunciados oficialmente a programação de eventos técnicos desta edição. A Abertura Oficial da Colheita do Trigo no Estado do Rio Grande do Sul, será realizada no dia 02 de Outubro, assim como o tradicional Trigo de Ouro, que homenageia e reconhece às personalidades e famílias que empreendem e geram empregos, ligados ao agronegócio.
Nesta edição comemorativa, os pavilhões funcionarão das 10h às 22h aos sábados e domingos, e das 14h às 22h nos dias úteis. As apresentações culturais, que incluem dança, música e teatro serão realizadas em um novo espaço, localizado junto a Praça das Bandeiras, no coração do parque de exposições.
Shows:
Com uma grade de shows pensada para agradar públicos diversos, a Fenatrigo se consolida como um espaço de integração entre o agronegócio, a inovação, a cultura e o entretenimento. Nesta edição, nomes de destaque no cenário musical brasileiro e da música regional gaúcha vão marcar presença, além de uma atração voltada à fé e espiritualidade, reforçando o caráter plural do evento. Os ingressos podem ser adquiridos na Conveniência Disk Beer; Chopp Brahma Express; Vencal Calçados ou através do site https://minhaentrada.com.br/fenatrigo.
Entre as atrações confirmadas, destaca-se a consagrada dupla Fernando e Sorocaba, referência do sertanejo, com sucessos que embalam multidões em todo o Brasil. Outra atração nacional que promete lotar a arena de shows é o Grupo Menos é Mais, um dos maiores fenômenos do pagode contemporâneo, com hits que conquistaram milhões de fãs nas plataformas digitais.
A programação segue com a energia contagiante da banda Atitude 67, conhecida por seu estilo descontraído e envolvente, e com o talento da dupla Junior e Rafa, que vem se destacando no cenário sertanejo e promete surpreender o público.
O espaço para a valorização da música regional também está garantido, com apresentações do tradicionalista Grupo Rodeio e da consagrada banda Portal da Serra, levando a alma do Rio Grande para o palco da Fenatrigo. Já para os momentos de reflexão e espiritualidade, o evento contará com a participação especial de Deive Leonardo, escritor, pregador e fenômeno de público com suas mensagens de fé, amor e esperança.
XVIII FENATRIGO:
Em 2025, a XVIII Fenatrigo será simbólica, pois marca os 50 anos da realização da primeira edição da feira. Para celebrar meio século de valorização do agronegócio, da tecnologia, da inovação e da força do produtor rural, foi construída uma programação especial para receber os expositores e visitantes. A Fenatrigo acontecerá de 26 de setembro a 5 de outubro de 2025, no Parque Integrado de Exposições Oswaldo Machado Beck, em Cruz Alta.
A feira é uma realização da Associação Fenatrigo, formada por diversas entidades representativas de Cruz Alta, entre elas a Prefeitura Municipal, o Sindicato Rural, a Câmara Municipal de Vereadores, a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), o Sindilojas, a Associação Comercial e Industrial (ACI), a Agropastoril e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Nesta edição a feira conta com o patrocínio da SLC Máquinas John Deere; Farmácias São João; Cotripal e Banrisul. São apoiadores do evento a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural; a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação; Emater/RS; CCGL; Farm Connection; Unifique; Clube Arranca; Sementes Aurora; Sicoob; Essence Decor; Hortaria; CJI Instalações Elétricas e Chopp Brahma Express.
Deseja receber informativos em seu e-mail?