Publicada em 30/09/2025
Na noite desta segunda-feira (29/9), a Fenatrigo promoveu o X Fórum do Trigo, reunindo especialistas e produtores rurais no Auditório da Agricultura para debater os rumos da triticultura e sua importância no contexto econômico e produtivo do Rio Grande do Sul. A solenidade de abertura do Fórum contou com a presença da prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto; do presidente da XVIII Fenatrigo, Gustavo Jung Bilibio; do vice-presidente, João Augusto Telles; do presidente da Associação Fenatrigo, Airton Carlos Becker e da vice-presidente, Daniele Furian Araldi.
O encontro iniciou com o painel “Triticultura Gaúcha: História, Ciência e Inovação”, que contou com a participação da Dra. Vanderlise Giongo (Embrapa Trigo), do Eng. Agr. Ricardo Matzenbacher (Agroalpha), do Eng. Agr. Hamilton Jardim (Farsul) e do Eng. Agr. Osvaldo Vasconcellos Vieira (Embrapa Trigo), sob a moderação de Camila Telles. Os painelistas destacaram a trajetória histórica da cultura do trigo no estado, os avanços tecnológicos e os desafios dos produtores para ampliar a produtividade com sustentabilidade.
Na sequência, foi realizada a palestra “Impacto da Lavoura de Trigo na Eficiência Econômica da Lavoura de Soja e da Propriedade”, ministrada pelo Dr. Antônio da Luz, economista chefe do Sistema Farsul, com a moderação de Rodrigo Rossatto, presidente da Searca. A explanação reforçou a relevância do trigo como aliado estratégico na diversificação das lavouras e no equilíbrio econômico das propriedades rurais.
XVIII Fenatrigo:
Nesta edição a feira conta com o patrocínio da SLC Máquinas John Deere; Sicredi; Farmácias São João; Cotripal e Banrisul. São apoiadores do evento a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural; a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação; Emater/RS; CCGL; Farm Connection; Unifique; Clube Arranca; Sementes Aurora; Sicoob; Essence Decor; Hortaria; CJI Instalações Elétricas e Chopp Brahma Express.
Os eventos técnicos contam com o patrocínio da SLC Máquinas John Deere; CCGL; SEARCA; Pionner; Fertilizantes Piratini; Corteva; Sementes Rossato; Embrapa; Farsul; Senar; AgroPrecision; Campo Forte; Cotrijal; Cresol; Gasol; Produza; Futura Agrícola; Indutar; Agroalpha; Bah Boufler; Simbiose; Sementes Aurora; Librelotto Agrícola; agrocpr; RTC e Fockink.
Deseja receber informativos em seu e-mail?