Fenatrigo
Menu

A força do produtor marca a Abertura da Colheita do Trigo

Publicada em 06/10/2025

A Abertura Oficial da Colheita do Trigo no estado do Rio Grande do Sul foi realizada na tarde do último sábado (4/10), na Agropecuária São João, em Cruz Alta. O evento reuniu produtores, autoridades, pesquisadores, patrocinadores e representantes de diversas entidades ligadas ao agronegócio, celebrando a força, a tradição e a inovação da produção tritícola gaúcha.

 

Mais do que uma cerimônia simbólica, o ato marca o reconhecimento ao trabalho dos produtores rurais e reforça a importância do trigo para a economia do Estado e do país. Desde 2013, quando passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul, a abertura da colheita consolidou-se como um marco no calendário agrícola, reunindo os protagonistas do setor em um momento de valorização e celebração.

 

Em seu pronunciamento a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto reforçou o papel da Fenatrigo. “Cruz Alta tem uma relação histórica e afetiva com o trigo, cultura que representa não apenas a força do nosso agronegócio, mas também o trabalho e a esperança de milhares de famílias. É uma alegria ver nossa cidade, mais uma vez, sendo palco de um evento que valoriza quem faz o alimento chegar à mesa e move a economia do Estado. A colheita é símbolo de prosperidade e de gratidão ao produtor rural, que planta, acredita e colhe com fé no futuro”, destacou.

 

O presidente da XVIII Fenatrigo, Gustavo Jung Bilibio, ressaltou o trabalho dos produtores e a importância da feira. “A Fenatrigo nasceu da força do trigo e do compromisso de Cruz Alta com o desenvolvimento do agronegócio. Estar aqui hoje, participando da Abertura Oficial da Colheita do Trigo, é um momento de enorme significado para todos nós que acreditamos no campo, na pesquisa e na inovação. Realizar esse evento reafirma o compromisso da feira com o desenvolvimento do agronegócio e com os produtores que fazem do Rio Grande do Sul um exemplo de produtividade e inovação. A Abertura Oficial da Colheita do Trigo é mais do que um ato simbólico, é a celebração de um ciclo de trabalho, tecnologia e amor pelo campo. Fica o nosso agradecimento aos patrocinadores e apoiadores que tornaram possível a realização deste importante evento que marca a abertura da colheita do trigo em nosso estado. Que esta colheita seja próspera, e que o trigo continue sendo motivo de orgulho para Cruz Alta, para o Rio Grande do Sul e para todo o Brasil”, concluiu o presidente da XVIII Fenatrigo.

 

De acordo com estimativas da EMATER/ASCAR, a área cultivada no Estado está projetada em 1,2 milhão de hectares, queda de 10% na comparação com 2024. A estimativa de produtividade está em 2.997 kg/ha. Essa projeção indica a produção de 3,59 milhões de toneladas em 2025, ante 3,7 milhões em 2024, segundo os dados do órgão.

 

O presidente da Associação Fenatrigo, Airton Carlos Becker enfatizou o trabalho realizado pelos produtores. “Quando celebramos a Abertura Oficial da Colheita do Trigo, não estamos apenas iniciando um novo ciclo de produção, estamos reconhecendo o trabalho árduo e a resiliência de quem faz a agricultura acontecer. São os produtores que, com suas famílias, enfrentam desafios climáticos, custos elevados e incertezas de mercado, mas que nunca perdem a esperança nem o amor pela terra. Que esta safra traga boas colheitas, prosperidade e inspiração para que continuemos acreditando no potencial da nossa agricultura, que alimenta, gera oportunidades e constrói o futuro do nosso país”, concluiu o presidente.

 

Abertura da Colheita:

 

O deputado Federal Pedro Westphalen, enfatizou a importância do trigo. “O trigo é símbolo da nossa história e da força do produtor gaúcho. Cada colheita representa trabalho, fé e o compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil. Celebrar este momento é valorizar quem faz o campo acontecer e move a nossa economia com dedicação e esperança”, concluiu.

 

A Abertura da Colheita do Trigo no Rio Grande do Sul teve como patrocinadores as empresas SLC Máquinas John Deere; Corteva; Bayer; Sementes Aurora; Biotrigo e Fertilizantes Piratini, contando com o apoio da Agropecuária São João que mais uma vez abriu as portas para receber o evento.

 

Durante a cerimônia, representando os patrocinadores do evento, o coordenador da colheita e representante da Sementes Aurora, Rômulo de Bortoli, destacou o significado deste momento para o campo. “A colheita do trigo representa muito mais do que o encerramento de um ciclo, ela simboliza esperança, prosperidade e a força da nossa agricultura. É um momento de reconhecimento do esforço diário de cada produtor, que enfrenta desafios climáticos, logísticos e econômicos com coragem e determinação. Mais uma vez, a Sementes Aurora, em parceria com a Agropecuária São João, se sente orgulhosa em promover este importante evento, reconhecendo o esforço do produtor e a importância estratégica do trigo para nossa região e para o Brasil”, afirmou.

 

Representando a Agropecuária São João, Júlia Lemes e Roberto Durigon Lemes reforçaram o papel dos produtores gaúchos que continuam acreditando no cultivo do trigo. “É uma grande alegria para nós, da Agropecuária São João, receber novamente a Abertura Oficial da Colheita do Trigo aqui em nossa propriedade. Este momento representa o reconhecimento do trabalho de tantos produtores que acreditam, investem e mantêm viva a fé no trigo. Cada safra é um ato de coragem e esperança. Mesmo diante das dificuldades, seguimos acreditando no potencial da nossa terra, na força do produtor gaúcho e na importância dessa cultura que faz parte da história e da alma de Cruz Alta. O trigo é mais do que um grão, é símbolo de fé, de renovação e de gratidão. Que esta colheita seja abençoada, e que sigamos unidos, com fé no trigo e no futuro do nosso campo”, concluiu.

 

A XVIII Fenatrigo contou com o patrocínio das empresas SLC Máquinas John Deere; Sicredi; Farmácias São João; Cotripal e Banrisul. Foram apoiadores do evento a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação; a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural; Emater/RS; CCGL; Farm Connection; BADESUL; Unifique; Clube Arranca; Sementes Aurora; Sicoob; Essence Decor; Hortaria; CJI Instalações Elétricas e Chopp Brahma Express.


Créditos Fotos: Jean Maidana/ASCOM FENATRIGO

 

Deseja receber informativos em seu e-mail?

Confira outras imagens

  • A força do produtor marca a Abertura da Colheita do Trigo
  • A força do produtor marca a Abertura da Colheita do Trigo
  • A força do produtor marca a Abertura da Colheita do Trigo
  • A força do produtor marca a Abertura da Colheita do Trigo

A Feira foi projetada para marcar o esforço de consolidação de uma política correta para a triticultura

A Feira dá enfoque especial aos interesses da triticultura, da agricultura em geral, da pecuária, da indústria, do comércio e serviços

 
© 2021-2025 FENATRIGO - Feira Nacional do Trigo
ApoiadoresApoiadores dos eventos técnicosPatrocinadoresPatrocinadores dos eventos técnicosRealizaçãoPolítica de Privacidade   Separador Voltar ao Topo
Site produzido pela Netface