Publicada em 04/10/2025
Para marcar a edição histórica da Feira Nacional do Trigo (FENATRIGO), que neste ano de 2025 celebrou seus 50 anos, foi realizada na noite da última quinta-feira (2/10), no Auditório da Agricultura, localizado no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta, a cerimônia de entrega do Troféu Trigo de Ouro, que presta homenagem às lideranças políticas, empresas e personalidades que atuam diretamente na defesa do agronegócio.
A distinção, criada pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta, é um reconhecimento de gratidão e respeito àqueles que dedicam suas vidas a semear o progresso, garantir o alimento em nossas mesas e projetar o nome do município e do Rio Grande do Sul no cenário nacional e internacional. A cada edição, a FENATRIGO reforça seu papel não apenas como vitrine de negócios e tecnologia, mas como um espaço de valorização humana e histórica.
Em seu pronunciamento, a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, enalteceu o papel dos homenageados na defesa do agro e na transformação da cidade. “O Troféu Trigo de Ouro é mais do que uma homenagem, é um símbolo de reconhecimento e gratidão. Cada nome que recebe este troféu representa uma história de coragem, inovação e amor pela terra. Celebrar o agro é celebrar as pessoas que fazem o progresso acontecer todos os dias, debaixo do sol, com trabalho e fé. Hoje, Cruz Alta se orgulha de ser palco desta justa homenagem, especialmente neste ano em que a FENATRIGO completa 50 anos de história. Que este legado continue inspirando novas gerações a semear o futuro com esperança e prosperidade”, concluiu a prefeita.
O presidente da XVIII Fenatrigo, Gustavo Jung Bilibio, enfatizou a importância da homenagem. “A FENATRIGO cumpre, mais uma vez, sua missão maior, que é unir o campo e a cidade, honrando aqueles que constroem a riqueza do nosso agronegócio. Olho para cada homenageado e vejo uma história de vida, uma família, uma empresa que ousou sonhar e realizar na terra do trigo. Também vejo personalidades políticas que atuam fortemente em defesa dos nossos produtores rurais. O Troféu Trigo de Ouro não é um ponto final, mas um merecido aplauso no meio da jornada. Vocês são a semente de ouro plantada na história da nossa feira. Nesta edição histórica, mais uma vez nos sentimos orgulhosos em poder participar deste momento de reconhecimento”, destacou o presidente.
Os homenageados do Troféu Trigo de Ouro 2025
Em um auditório repleto, a plateia testemunhou a ascensão de dezoito estrelas do agronegócio que, com resiliência, coragem e determinação, impulsionam o setor. Cada nome evocado representa um capítulo de dedicação e compromisso com o desenvolvimento.
Confira os homenageados desta edição:
Roberto Beck
Empresário e produtor rural, representa a quarta geração à frente da Estância Espinilho. A propriedade é referência em soja, milho, trigo e aveia, bem como no confinamento de gado para carne premium e seleção de animais de elite das raças Angus e Brangus.
Caio Cezar Fernandez Vianna
Engenheiro Agrônomo e produtor rural. Presidente da CCGL e da Cotrijuc, também está à frente do comando dos Terminais Marítimos de Rio Grande (TERMASA e TERGRASA).
Roberto Souza
Empresário do ramo agrícola e de logística, com revendas de insumos em Cruz Alta, Pejuçara e Espumoso. É sócio-diretor da Una Agronegócios e Una Logística.
Miguel Scarpellini Campos
Engenheiro Agrônomo e produtor rural desde 1983, quando iniciou sua primeira lavoura de trigo. Criador de cavalos crioulos na Cabanha dos Castanheiros, é vice-presidente da ABCCC.
Camila Telles
Comunicadora e empreendedora, fundadora da Farm Connection e sócia da Hortaria. Especialista em marketing, é referência nacional na aproximação entre o agronegócio e a sociedade por meio da criação de conteúdos e palestras que alcançam milhões de pessoas.
Ivandro Artur Bertolini
Empresário do setor de terraplanagem, possui 25 anos de experiência em obras de infraestrutura voltadas ao agronegócio.
Sérgio Dockhom Ferreira
Sócio-proprietário da Taboão Implementos, empresa com mais de 15 anos de atuação na produção e comercialização de sementes de trigo nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Rafael Braga Librelotto
Deputado estadual. Foi o vereador mais votado em 2012, presidiu a Câmara de Vereadores e hoje lidera a Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, além de integrar as frentes parlamentares voltadas à agricultura e infraestrutura.
Ricardo Guilherme Matzenbacher
Engenheiro Agrônomo e especialista em melhoramento genético de plantas. Atuou por 35 anos na Fundacep Fecotrigo. É sócio da Matzenbacher e Torres Serviços de Agronomia e responsável técnico da Agroalpha Pesquisa e Sementes.
Pedro Westphalen
Médico e deputado federal, forte voz em temas de saúde, agronegócio e infraestrutura. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Secretário de Estado.
José Luiz Tragnago
Engenheiro Agrônomo, mestre em Genética e Melhoramento Vegetal e professor da UNICRUZ, é um dos grandes baluartes da pesquisa em sementes e do desenvolvimento regional.
Luiz Carlos Heinze
Senador da República, com mais de 2,3 milhões de votos no estado. Foi deputado federal por cinco mandatos e é amplamente reconhecido por sua atuação em políticas voltadas ao setor agropecuário.
Luciano Florian Ardenghi
Médico Veterinário e pós-graduado em Gestão Pública. Foi vice-prefeito de Cruz Alta e atualmente atua na pecuária e no cultivo de grãos como soja, milho, canola e aveia.
João Marcelo Dumoncel
Administrador especializado em Marketing, é sócio-fundador da empresa 3Tentos Agroindustrial. Atualmente ocupa o cargo de CEO e vice-presidente do Conselho de Administração da empresa.
Hamilton Mourão
General de Exército da Reserva e ex-vice-presidente da República (2019–2022). Tem forte atuação em projetos de logística e infraestrutura e atualmente exerce o mandato de senador pelo Rio Grande do Sul, eleito com mais de 2,5 milhões de votos.
Carmem Dias da Costa
Produtora rural e fundadora da Cabanha Ventana, referência nacional na criação de vacas Jersey. Seu trabalho alcançou destaque internacional, sendo recordista sul-americana de produção de leite.
Santa Helena Agrícola
A trajetória da família Rossato no agro começou em 1947, marcada pelo pioneirismo e dedicação à agricultura. Em 1965, foi fundada a empresa Justino Rossato & Filhos. Na década de 1970, destacou-se pela modernização do armazenamento de grãos e pelo início da produção de sementes de soja certificadas. Em 1987, consolidou sua expansão com a instalação de uma unidade às margens da BR-158.
Empresa Irmãos Daltrozo
Fundada na década de 1950, foi pioneira no cultivo do trigo, na agricultura mecanizada e no plantio direto. Atua em Cruz Alta e no Mato Grosso.
Troféu Trigo de Ouro: reconhecimento e gratidão
Em 2023, durante sua primeira edição, o Troféu Trigo de Ouro homenageou as empresas Agroprecision Agricultura Inteligente, Cabanha da Divisa, Sementes Aurora e Faccini Defensivos, Fertilizantes e Cereais Ltda. Também foram reconhecidos Cláudio Schuur, Daniele Furian Araldi, Darci Pedro Hartmann, Marcelo de Godoy Oliveira, Nédio Giordani e Tiago Librelotto Rubert.
O evento reafirmou a importância de reconhecer aqueles que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio e contou com a presença da prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto; do vice-prefeito, Moacir Marchesan Júnior; do senador Luiz Carlos Heinze; do deputado estadual Rafael Braga Librelotto; do deputado federal Pedro Westphalen; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores e da XVIII Fenatrigo, Gustavo Jung Bilibio; do vice-presidente, João Augusto Telles; do presidente da Associação Fenatrigo, Airton Carlos Becker; da vice-presidente, Daniele Furian Araldi; entre outras autoridades civis e militares.
Deseja receber informativos em seu e-mail?