Publicada em 15/10/2025
A XVIII Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo), realizada em 2025, marcou os 50 anos do evento com uma edição histórica e um expressivo destaque para a Agricultura Familiar. O Pavilhão dedicado ao setor registrou um aumento de 82,5% nas vendas em relação à edição anterior, consolidando-se como um dos principais atrativos da feira e como vitrine de oportunidades para empreendedores rurais.
Ao todo, 42 empreendimentos participaram do espaço, incluindo 35 agroindústrias vinculadas ao Programa Estadual da Agricultura Familiar (PEAF), além de produtores de plantas e artesãos rurais, representando 26 municípios do Rio Grande do Sul. Os visitantes puderam adquirir uma ampla variedade de produtos coloniais, como embutidos, queijos, doces, geleias, sucos, panificados e artesanato típico. O Pavilhão contou com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.
A coordenadora do Pavilhão da Agricultura Familiar, Larissa Reis, celebrou o resultado. “A Fenatrigo é um espaço que valoriza o que o nosso interior tem de melhor que é o trabalho das famílias que vivem da agricultura, que produzem com dedicação, qualidade e amor. Ver o público reconhecendo isso, elogiando e levando para casa esses produtos, é motivo de muito orgulho. A cada edição, reforçamos o quanto a agricultura familiar é essencial para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Este resultado expressivo em vendas é reflexo da força dessas famílias e do compromisso de todos os parceiros em fortalecer o setor”, destacou a coordenadora.
O pavilhão foi instalado em um novo local, junto ao Pavilhão da Etnia Alemã, o que contribuiu para o aumento no fluxo de visitantes. A Emater/RS-Ascar, responsável pela organização do espaço, também promoveu atividades temáticas externas, abordando temas como a história do trigo no Brasil, classificação e armazenagem de grãos, turismo rural e meliponicultura. As exposições também celebraram os 70 anos da EMATER/RS - ASCAR.
Deseja receber informativos em seu e-mail?