Fenatrigo
Menu

Feira Nacional Ile de France será destaque na XIII Fenatrigo

Publicada em 22/09/2016

            Com a proximidade do início da XIII Fenatrigo, o trabalho das comissões começa a ficar mais intenso no âmbito de trazer novidades para os dias da feira. Para esta edição, são esperados exemplares de qualidade para as diversas exposições de animais que abrilhantarão ainda mais a Feira Nacional do Trigo.

            A exemplo disso, a Comissão de Pecuária coordenada por Daniel Jobim Badaraco, trará para Cruz Alta, em parceria com Ramiro Cerutti Oliveira a inédita edição da Feira Nacional de Ovinos Ile de France. Exposição esta que irá mostrar ovinos de grande formato, constituição robusta e conformação harmoniosa, típica do animal produtor de carne. É considerada raça de duplo propósito, com um equilíbrio zootécnico orientado 60% para a produção de carne e 40% para a produção de lã.

            A Feira Nacional dos Ile de France é uma competição de ranqueamento que encerra todos os anos na Expointer. Cruz Alta receberá a primeira edição do ano 2016/2017, que trará produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de compradores de todos os estados.

            Ramiro Cerutti Oliveira, administrador da Cabanha da Divisa que é dedicada a criação de ovinos há mais de 45 anos, destaca que este ano o melhor em ovinocultura estará presente na Fenatrigo, “Teremos grandes campeões aqui em Cruz Alta, há uma grande troca de genética para melhorar cada vez mais o cruzamento do rebanho, e todos querem trazer o que tem de melhor, vai ser uma disputa bonita na Fenatrigo das grandes raças Ile de France e das demais expostas na feira”.

            Além de animais de grande qualidade, este ano um dos destaques será a presença dos grandes campeões da Expointer 2016. O grande campeão que foi adquirido em parceria pela Cabanha da Divisa e Cabanha JBS de Cruz Alta e Tupanciretã estará presente na Fenatrigo, além da grande campeã que a Cabanha da Divisa adquiriu, ambos da raça Ile de France naturalmente coloridos. Ramiro destaca a melhora genética do rebanho “A grande campeã fêmea vai estar na Fenatrigo, onde comercializaremos embriões desse exemplar. É uma grande oportunidade dos criadores da região melhorarem a qualidade genética do seu rebanho”.

            Além da exposição Nacional Da Raça Ile de France, a Fenatrigo receberá as raças Ideal, Suffolk, Texel, Hampshire Dow e Corriedale, todas com diversos exemplares e com uma grande representação de ovinos naturalmente coloridos, contando com a presença de grandes campeões da Expointer. A Feira de Ovinos encerra num grande leilão no dia 22 de outubro, e a comercialização dos animais estará a cargo da empresa leiloeira Parceria Leilões, tendo como leiloeiro dos ovinos Rafael Paim, atual presidente da ABCIF (Associação Brasileira de Criadores de Ile de France), que será assessorado por Ramiro.

            A expectativa da comissão organizadora da XIII Fenatrigo é de aproximadamente 100 animais a galpão para amostra, julgamento e ranqueamento da Feira Ile de France e comercialização de alguns exemplares. Também aproximadamente 30 trios de rústicos, onde se julga o trio e o conjunto de progênie, depois pai e mãe e 250 para o leilão do sábado à noite.

            O presidente da Fenatrigo, João Paulo Ribas Reis, destacou a importância desse evento na Fenatrigo, o qual irá multiplicar a visibilidade da feira no Brasil. “Receberemos muito bem todos os cabanheiros que virão expor o que tem de melhor em ovinocultura, será uma ótima oportunidade para adquirirmos ainda mais experiência nessa área e fortalecer a parceria com criares para o crescimento da Fenatrigo”.

A Fenatrigo acontece de 19 a 23 de outubro no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta. A Feira Nacional do Ile de France acontece nos galpões da Pecuária nos fundos do parque e o leilão, acontece no sábado 22.

Fonte: Assessoria de Comunicação XIII Fenatrigo

Deseja receber informativos em seu e-mail?

Confira outras imagens

  • Feira Nacional Ile de France será destaque na XIII Fenatrigo

A Feira foi projetada para marcar o esforço de consolidação de uma política correta para a triticultura

A Feira dá enfoque especial aos interesses da triticultura, da agricultura em geral, da pecuária, da indústria, do comércio e serviços

 
© 2021-2024 FENATRIGO - Feira Nacional do Trigo
Política de Privacidade   Separador Voltar ao Topo
Site produzido pela Netface