Fenatrigo
Menu

Atualidades Jurídicas no Agronegócio

Publicada em 06/10/2023

Atualidades Jurídicas no Agronegócio nos Eventos Técnicos da XVII Fenatrigo Agrotecnologia

No segundo dia da XVII Fenatrigo, o Auditório do Sindicato Rural recebeu o Painel Atualidades Jurídicas no Agronegócio onde foram debatidos diversos temas de estima importância no setor.

Dentre eles: crédito rural, contratos agrários, sustentabilidade e certificações e um tema muito sensível que pouca gente explora principalmente no setor do agro que é a sucessão familiar, ressalta a palestrante Dra. Caroline de Pietro Boufleur, Mestre em Agronegócios.

A sucessão patrimonial foi o tema do debate da Dra. Patricia Machado Iserhardt, Mestranda em Agronegócios. “Na sucessão patrimonial e sucessória temos três eixos familiares e quando pensamos só no patrimônio em si, geralmente em algum momento vai ocorrer algum conflito. Então eu gosto de falar que nós devemos pensar em sucessão patrimonial e sucessória, planejamos a sucessão do patrimônio que é a herança e em conjunto fizemos a adequação e resolução dos conflitos, porque a família quando entende que precisa estar equilibrada em família e patrimônio, consegue dar a continuidade na atividade”, complementa.

Estratégias para estabelecer relações seguras no agro teve foco na contratação agrária, pelo Dr. Alencar Mello Proença. “A maneira como o proprietário e arrendatário, parceiros e como eles estabelecem as relações seguras entre si. Trabalhamos com essa perspectiva em uma apresentação para quem quer tomar cuidados na hora de contratar arrendamento e parceria do seu campo, ou tomar campo de terceiros”, acrescentou o Dr.

Dr. Bernando Vianna Waihrich abordou sobre Financiamento Privado no Agronegócio e o Marcado de Capitais para que o agricultor fique atento e tenha acesso a outras fontes alternativas de recursos. “Estamos tendo o prazer de falar sobre essa temática que é tão importante para o agricultor. Cruz Alta mais uma vez recebe esse grande evento que demonstra a pujança do agronegócio regional, e, de fato, o crédito é uma das molas propulsoras da atividade agrícola. A importância desse tema é fundamental para os produtores rurais, visto que apenas 60% dos créditos são providos de agentes financeiros, então temos uma demanda de R$ 1 tri por ano para financiar o agronegócio, e a carência de recursos é cada vez maior” comenta.

Sobre as oportunidades e desafios no agro, sustentabilidade e certificações a Palestrante Dra. Rafaela Vendrusculo finaliza dizendo que é necessário, por ser um tema que um tema que todo produtor rural e empresa hoje quer entender um pouco mais.

Deseja receber informativos em seu e-mail?

A Feira foi projetada para marcar o esforço de consolidação de uma política correta para a triticultura

A Feira dá enfoque especial aos interesses da triticultura, da agricultura em geral, da pecuária, da indústria, do comércio e serviços

 
© 2021-2024 FENATRIGO - Feira Nacional do Trigo
Política de Privacidade   Separador Voltar ao Topo
Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.